Influenciador entra em casa de Pelé na Praia de Pernambuco, em Guarujá (SP) — Foto: Lucas Wesley

 

Produtor de conteúdo invadiu antiga casa do Rei do Futebol na Praia de Pernambuco, em Guarujá (SP). O advogado de Edinho, filho de Pelé, disse que o imóvel não está abandonado, que integra o conjunto de bens do Rei e as pessoas que entraram no imóvel serão responsabilizadas civil e criminalmente.

O influenciador digital Lucas Wesley entrou em uma mansão milionária deixada por Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, na Praia de Pernambuco, em Guarujá, no litoral de São Paulo. No imóvel, que apresenta sinais de abandono, ele encontrou fotos, CDs, pôsteres e livros relacionados ao Rei, mas também um cenário de sujeira e depredação. O vídeo foi gravado em 2024, mas as imagens voltaram a repercutir nas redes sociais.

Pelé morreu aos 82 anos, em decorrência de um câncer no cólon, em 2022. A casa foi a penúltima residência antes de ele morar com a esposa, Márcia Aoki, no Jardim Acapulco, na mesma cidade. A mansão ocupa um quarteirão e já sediou confraternizações com amigos do Rei e festas para celebridades. O imóvel tem piscina, quadra de tênis, bar e até campo de futebol.

Edinho, filho do ex-jogador, é o responsável por administrar os bens deixados pelo pai. O advogado dele, Augusto Miglioli, disse que o imóvel não está abandonado e que integra o conjunto de bens do acervo patrimonial do espólio. Segundo o advogado, as pessoas que entraram no imóvel sem autorização “serão responsabilizadas civil e criminalmente”.

 

Entrando na mansão

Morador de Mogi Guaçu (SP), Lucas Wesley viajou para Guarujá com mais dois amigos produtores de conteúdo. Ele disse ter encontrado o portão da garagem entreaberto e filmado o interior do imóvel por aproximadamente 1h30.

“Conhecer esse lugar e ver de perto tudo aquilo que um dia pertenceu ao Pelé, de modo geral, é indescritível”, afirmou o influenciador. “Para quem é fã de futebol e conhece a história do Pelé, com certeza ficaria emocionado com tudo ali, assim como nós ficamos.”

O vídeo foi gravado em setembro e publicado em outubro de 2024. O conteúdo viralizou, alcançando mais de 2,5 milhões de visualizações apenas no TikTok. O influenciador republicou o registro no Instagram no último dia 6 de junho, e as imagens voltaram a repercutir nas redes sociais.

 

Itens de Pelé

Lucas Wesley, que produz conteúdos para a internet desde 2016, disse ter adotado como segmento o estilo de vídeo em que visita lugares “abandonados”. Ele revelou que, antes de explorar o imóvel que pertenceu a Pelé, viu registros de outros influenciadores no local.

O jovem de 24 anos contou ter viajado para Guarujá sem saber se encontraria a casa aberta. No entanto, segundo ele, o portão estava entreaberto e ninguém respondeu no interior do imóvel. Ele disse ter encontrado a mansão vazia e, ao final da gravação, encostado o mesmo portão.

 

Influenciador filmou interior da mansão de Pelé em Guarujá (SP) — Foto: Lucas Wesley

 

Segundo o influenciador, caminhar pela antiga casa de Pelé gerou diferentes sentimentos. Apesar de considerar que tudo na mansão era “superinteressante”, ele também ficou triste ao notar o estado do local.

“[Estava] sujo e depredado, inclusive algumas coisas ainda estavam esquecidas dentro do estúdio da mansão. Pra gente que era fã, fica um sentimento triste mesmo”, desabafou Lucas.

Casa abandonada?

O advogado Thyago Garcia, consultado pelo g1, explicou que, do ponto de vista jurídico, um imóvel só é considerado efetivamente abandonado quando o proprietário manifesta o desinteresse em exercer a posse e o controle sobre ele, ou quando há elementos que comprovem essa renúncia.

“A mera deterioração, falta de manutenção ou até o fato de estar desocupado por longo período não basta para caracterizar abandono legal”, pontuou Garcia.

O profissional acrescentou que a abertura física do imóvel, como portas destrancadas ou janelas abertas, também não autoriza a entrada de terceiros sem o consentimento do proprietário ou responsável legal. “A posse e a propriedade são protegidas por lei, independentemente do estado do imóvel, conforme o artigo 5º, incisos XXII e XXIII, da Constituição Federal”, disse ele.

Por fim, o advogado explicou que, juridicamente, uma invasão ocorre quando alguém entra ou permanece em um imóvel privado sem autorização do titular.

“Para fins penais, a invasão de domicílio está prevista no artigo 150 do Código Penal, cuja consumação independe de arrombamento ou violência — basta o ingresso não autorizado. Entrar em imóvel alheio sem autorização configura o crime de invasão de domicílio, previsto no artigo 150 do Código Penal. A pena para esse crime é de detenção de 1 a 3 meses ou multa“, complementou.

 

Alvo de ladrões

Antes e depois da casa de Pelé na Praia de Pernambuco, em Guarujá (SP) — Foto 1: Reprodução — Foto 2: Reprodução

 

O local que foi cenário de muitos momentos na vida de Pelé se tornou alvo de ladrões. Segundo moradores, criminosos usaram as árvores ao redor para invadir a casa e furtar fios de cobre. A residência, que antes tinha um transformador de energia exclusivo, hoje está sem luz.

Ainda de acordo com os relatos, funcionários da mansão foram demitidos após a morte do Rei, dando início aos sinais de abandono do imóvel.

 

Estado de abandono

g1 também esteve em frente à casa em 2024. Foi possível ver o estado de abandono mesmo de longe. O mato, aparentemente sem ser aparado há meses, escondia parte da mansão. De perto, o interfone estava sem botão, além de haver ferrugem nos portões e teias de aranha espalhadas pela construção.

Outras imagens, enviadas à equipe de reportagem, mostraram o interior da casa. Assim como na fachada, o mato também crescia no jardim presente na sala e, principalmente, na parte externa, de forma que quase não dava para ver o que já foi um campo de futebol. A água da piscina apresentava coloração esverdeada.

Casa de Pelé em Guarujá (SP), atualmente — Foto: Reprodução

 

Amigos e famosos na Mansão de Pelé

Segundo apurado pelo g1, a casa foi a penúltima residência de Pelé antes de ele morar com a esposa, Márcia Aoki, no Jardim Acapulco, na mesma cidade. O último imóvel tinha um elevador para facilitar a locomoção do ex-jogador, que estava com mobilidade restrita.

A mansão, que apresenta sinais de abandono, ocupa um quarteirão na Praia de Pernambuco e foi projetada em outro momento da vida do Rei do Futebol. Pelé fez confraternizações com amigos e deu festas para celebridades no casarão, que tem piscina, quadra de tênis, bar e até campo de futebol.

Foto raríssima de Franz Beckenbauer na casa de Pelé em Guarujá (SP) — Foto: Arquivo A Tribuna

 

  • Outras fotos têm o Atleta do Século em uma gravação com o lendário time do Santos: Dorval, Mengálvio, Coutinho e Pepe. Um cachorro chama atenção nos registros de 2008. Apelidado de ‘Sombra’, o animal foi doado pelo apresentador Fausto Silva, o Faustão, para Pelé.
À esquerda, Pelé, Dorval, Mengálvio, Coutinho e Pepe durante gravação em Guarujá (SP). À direita, Rei com o cachorro doado pelo Faustão. — Foto: Acervo A Tribuna

 

  • Ainda no acervo, uma foto de 1979 mostra o Rei do Futebol se arriscando a jogar tênis na quadra do esporte da mansão em estado de abandono.
Pelé jogando tênis na mansão em Guarujá (SP), em 29 de agosto de 1979 — Foto: Acervo A Tribuna

 

  • Em 2012, Pelé fez uma cirurgia no quadril para corrigir o desgaste da cabeça do fêmur direito e colocou uma prótese. Uma imagem, de 2013, mostra o ex-jogador fazendo fisioterapia no imóvel com a filha Flávia, que é fisioterapeuta.
Pelé fazendo fisioterapia com a filha Flávia, que é fisioterapeuta, em 2013 — Foto: Marcelo Hazan

 

  • Apesar da mudança para uma casa mais funcional, moradores contaram à equipe de reportagem que o Rei do Futebol continuou a frequentar a mansão para entrevistas. Inclusive, o documentário ‘Pelé’, da Netflix, que conta a trajetória do ex-jogador, foi gravado no imóvel.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *